O passo a passo para comprar um carro seminovo com segurança
4 mar

O passo a passo para comprar um carro seminovo com segurança

Ter um carro novo é um desejo comum entre as pessoas. O grande problema é que muitas não fazem ideia por onde começar.

A todo momento somos bombardeados por ofertas e oportunidades que, ao invés de ajudarem, podem atrapalhar!

Muitos quando tomam a decisão de comprar um veículo optam por levar pra casa um carro seminovo ou usado.

O principal motivo é o valor mais acessível e acessórios agregados ao veículos que oferecem mais conforto ao motorista e seus passageiros.

Para auxiliar no processo de escolha, a Adel Veículos destrinchou um verdadeiro passo a passo para te mostrar que não é preciso dominar o universo automotivo para fazer uma boa escolha e realizar esse sonho.

 

  • Qual será a finalidade do carro?

Mais do que conforto, o automóvel precisa atender às nossas demandas e necessidades. Ao decidi por comprar ou trocar de carro, se pergunte qual será a finalidade dele.

Será um carro para rodar mais na cidade ou na estrada? Será usado apenas para o trabalho ou para transportar a família, inclusive, para atividades de lazer?

Ter essas informações de forma clara ajudam bastante na hora de selecionar os modelos.

  • Pesquise valores

Depois de decidir pelo automóvel, é hora de consultar o custo médio do carro no mercado, com base no modelo e ano, para saber se o valor cabe no seu orçamento.

 

Fazer uma pesquisa em sites especializados no assunto disponíveis na internet, e também nas concessionárias, pode ajudar bastante a levantar os preços.

 

  • Procure uma concessionária de confiança

Comprar um carro, assim como qualquer outro investimento alto, não é tão simples de se fazer. É uma transação que demanda confiança e atenção para evitar prejuízos no futuro.

Por isso, busque conversar com outras pessoas para ter referências do local onde você irá realizar a compra.

Priorize lojas que tenham boa procedência e credibilidade no mercado, como na Adel Veículos. Aqui nossos consultores estão aptos para orientar o cliente e retirar todas as dúvidas em relação ao veículo.

 

Próxima etapa: ver as condições apresentadas pelo do carro seminovo

 

Depois de passar pela pesquisa de preços e decidir pelo modelo, é hora de colocar a mão na massa e fazer uma vistoria nos produtos que você selecionou junto ao seu consultor de confiança. A seguir, listamos alguns pontos simples que vão te auxiliar bastante neste processo.

  • De olho na mecânica do veículo

O estado do motor e de outros componentes é uma característica importante na hora de escolher seu carro seminovo ou usado.

Antes de fechar negócio, procure levar o veículo em um mecânico de confiança para ver se existem ruídos estranhos, se a embreagem está regulada, se há vazamento de óleo, se os pneus não estão gastos, se a direção está firme e se as trocas de marcha estão corretas.

  • Revisões em dia

Se o carro seminovo tiver poucos anos de fabricação, confira no manual se o antigo proprietário cumpriu todos os termos de uso.

Verifique se as revisões obrigatórias foram realizadas dentro da periodicidade estipulada e na concessionaria da montadora e se todos os selos foram preenchidos.

Já os carros usados mais antigos, é muito provável que as revisões dentro da frequência indicada não estejam em dia. Isto acontece porque muitos proprietários não dão continuidade neste processo ao final da garantia.

Assim, considere fazer um check-up total do carro para prevenir futuros incômodos e não ter gastos inesperados.

  • Perícia

Além de atentar-se para as revisões, é preciso realizar a perícia do veículo. É uma consulta para saber se a documentação do carro está em dia, se o automóvel foi roubado,  se já foi batido, entre outras ocorrências.

Essas informações podem ser conferidas por qualquer pessoa, independente de ser lojista. Basta ter acesso aos dados do carro para fazer esta verificação.

  • Quilometragem compatível

A quilometragem pode pesar bastante na hora de comprar um carro seminovo ou usado. Dê preferência aos veículos que apresentam a quilometragem mais baixa possível.

  • Vidros e pintura

A estética de um carro seminovo ou usado conta bastante na hora da compra. Porém, existem detalhes que não devem passar despercebido.

No caso dos vidros, verifique se todos apresentam a inscrição do número do chassi. Do contrário, isto pode indicar que as condições do veículo já não são totalmente originais.

Em relação à pintura, a dica é dar uma volta completa no entorno do carro seminovo para procurar imperfeições na superfície, como diferença de tonalidade e textura.

Outros sinais que podem revelar possíveis trabalhos de recuperação na chapeação e pintura são diferenças no alinhamento das portas, capô e porta-malas, por exemplo.

  • Experimente o carro

Fazer o teste drive é importantíssimo antes de comprar um carro seminovo ou usado. Neste momento vale subir uma ladeira e dar uma volta no quarteirão para checar como o veículo se comporta e como estão os pedais de freios e embreagem

Aqui na Adel Veículos nós damos o prazo de 72 horas após a compra para que o cliente possa experimentar e testar o veículo para saber se ele atende às suas expectativas.

Fazemos isso pois sabemos que cada carro seminovo possui detalhes únicos e o futuro proprietário precisa de um tempinho para se adaptar a eles e entender o seu funcionamento.