Confira semanalmente a calibragem dos pneus e siga os valores recomendados no manual do carro. Se houver uma redução de 10% na pressão dos pneus, isso por representar até 5% a mais de consumo.
Elimine o "peso morto" transportado na cabine ou no porta-malas. A força extra que o motor precisa fazer para carregar aquelas “tralhas” esquecidas no carro aumenta o gasto de gasolina.
Nas revisões, peça para o mecânico verificar o ajuste das velas e de seus cabos, partes que podem apresentar desperdício de energia. Se não há uma faísca boa, provavelmente a queima do combustível está comprometida, o que aumenta o consumo.
Evite deixar as janelas do carro abertas enquanto estiver rodando com o ar-condicionado ligado.
Esqueça aquele costume antigo de aquecer o motor na garagem antes de sair. Carros atuais são pensados para entrar em movimento assim que é dada a partida, sem abusar das acelerações nos primeiros dois ou três minutos de uso.
Evite circular com o tanque na reserva. Há risco de a bomba de combustível "puxar" impurezas armazenadas no fundo do tanque.
Mantenha o câmbio engrenado (marcha engatada) nas descidas de ladeiras. Motores modernos, com injeção eletrônica, quase não queimam combustível nessa condição.
Quanto mais rápido, mais “beberrão”: um carro a 120 km/h vai consumir, em média, 25% a mais do que se estivesse rodando a 90 km/h.